As datas comemorativas existem por um importante propósito: homenagear as pessoas que se dedicam a uma profissão ou uma causa e, a partir delas, constroem suas vidas, muitas vezes enquanto salvam outras.
Dia 12 de maio é o “Dia Internacional da Enfermagem”, que homenageia estes bravos profissionais, que possuem mais que uma nobre profissão, trazem na alma o dom de acolher, cuidar, dar esperança e salvar vidas.
Nestes últimos anos, os nossos anjos de branco tiveram muito trabalho na luta contra a Covid-19, que assolou nosso país e o mundo. A pandemia ainda não acabou, apenas diminuiu a incidência de casos, somados às demais doenças que seguem causando sofrimento à sociedade. Dessa forma, o trabalho não parou: continua, dia e noite. Sim, pois os enfermeiros e enfermeiras trabalham dia e noite, sempre!
Nos anos de 2023 e 2024, foram eles que trabalharam dia e noite para salvarem vidas nas terríveis enchentes que assolaram o nosso Rio Grande do Sul.
Tanto na pandemia como nas enchentes de 2023 e 2024, foi um período que acabei por conhecer vários enfermeiros e enfermeiras que, dada a sua dedicação e carinho com os pacientes, passei a admirá-los. Realmente, são anjos na Terra.
São profissionais que honram todos os dias o seu diploma, a sua formação técnica e humana e a quem deposita confiança no seu valoroso trabalho.
Todas as homenagens possíveis se tornam pequenas a estes guerreiros, que muitas vezes abrem mão de suas próprias vidas para cuidar e garantir a vida de outras pessoas.
Minha singela, mas verdadeira homenagem, de coração, a estes que são mais que profissionais. Acima de tudo, são seres abençoados por Deus.
Estendo esta homenagem, em especial, aos enfermeiros e enfermeiras de Barra do Ribeiro, que salvaram muitas vidas durante a pandemia e as enchentes.
Que Deus os abençoe, anjos de branco!