Nesta última semana, Barra do Ribeiro se despediu de uma de suas grandes mulheres, alguém que deixou sua marca na história do município por meio da educação, do trabalho e do exemplo. Símbolo de caráter, dedicação e perseverança, Dona Leda demonstrou ao longo da sua vida que os sonhos podem ser alcançados quando são acompanhados de coragem, estudo e determinação.
Dona Leda foi uma de nossas entrevistadas e também leitora assídua do Jornal Novo Tempo e da coluna Nossa Terra e Nossa Gente. Sempre que nos encontrávamos, ela trazia uma nova sugestão de entrevista, compartilhava histórias e oferecia palavras de incentivo para que este projeto continuasse. Sua confiança e seu entusiasmo foram importantes estímulos para que tantas trajetórias barrenses fossem registradas ao longo dos anos.
Aos familiares e amigos, deixo meus sinceros sentimentos de pesar. À querida Dona Leda, minhas preces e minha gratidão pelos ensinamentos, pelo exemplo de vida e pela inspiração que continuará deixando entre todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la.
A seguir, republico a entrevista realizada em 20 de agosto de 2024 e publicada na edição do Jornal Novo Tempo de 23 de agosto do mesmo ano, como forma de homenagear e preservar a memória de uma mulher que tanto contribuiu para a educação e para a história de Barra do Ribeiro:
A luta pelos direitos das mulheres é uma pauta que faz parte da história da nossa sociedade, desde o processo de Independência com as batalhas de Maria Quitéria, passando pela luta abolicionista até a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, e incluindo Anita Garibaldi na Revolução Farroupilha e o movimento sufragista entre os séculos XIX e XX. Esses momentos nos trazem grandes exemplos de mulheres que, com garra e coragem, se tornaram pioneiras.
Na história da nossa cidade, não poderia ser diferente. Existem muitos exemplos de mulheres que já biografamos, como Dona Wilma, a professora Vera Ojeda, Roseméri, Aglaia, Márcia e tantas outras que ainda serão lembradas. Mas, enquanto ouvia a história da minha entrevistada, só conseguia pensar no encantamento que seus relatos me causavam. Hoje, estamos falando de Leda Weeck Peterson.
a história de Leda começa em nossa cidade, onde nasceu no dia 28 de dezembro de 1938. Ainda na infância, mudou-se com a família para São Lourenço do Sul, onde seu pai trabalhou como agricultor, dedicando-se ao cultivo de arroz e enfrentando os altos e baixos característicos da atividade rural. Em um período de prosperidade, a família conseguiu abrir uma oficina na região central da cidade, mas um incêndio acabou destruindo tudo.
Uma das grandes dificuldades da época era o acesso aos estudos. Na zona rural, as escolas eram distantes e de difícil acesso, especialmente durante os rigorosos invernos, enfrentados com pesados casacos de lã, ainda vivos na memória de Leda. No início da juventude, a família mudou-se para Camaquã, onde ela passou um período em colégio interno, até finalmente retornar para Barra do Ribeiro.
Ao voltar para a nossa cidade, Leda organizou, juntamente com outros estudantes, meios de transporte para que os jovens pudessem concluir seus estudos, já que o então 2º Grau e o ensino superior não existiam no município. Foi nesse período que cursou o Magistério e iniciou sua trajetória na educação barrense.
Seu trabalho foi tão reconhecido que passou a atuar em Guaíba como professora e, posteriormente, foi indicada para trabalhar no Ministério da Educação (MEC). Embora eu não tenha confirmação oficial, é bastante provável que tenha sido a primeira barrense a trabalhar no Ministério da Educação, e seu pioneirismo não parou por aí.
Uma das bandeiras mais discutidas na educação atualmente é a inclusão. Já na década de 1980, Leda realizou pós-graduação em Educação Inclusiva, em uma época que os diagnósticos eram escassos e as famílias enfrentavam inúmeras dificuldades. Mesmo assim, seus alunos encontraram uma professora que se dedicou de corpo e alma a eles, às suas famílias e à causa da inclusão.
Após encerrar sua carreira na educação, Leda passou a dedicar-se ao ramo imobiliário, onde permaneceu atuante por muitos anos, sempre mantendo a dedicação, a responsabilidade e o respeito que nortearam sua vida e sua trajetória profissional.
A história de Leda me inspirou, em primeiro lugar, por toda aa sua dedicação e, em segundo, pelo brilho em seus olhos ao falar de seu trabalho. Sinto-me privilegiado por ter ouvido sua história e conhecido sua preciosa trajetória na educação e na inclusão.
Em nome de todos os seus alunos, como Adriano e tantos outros que receberam seu carinho e seus ensinamentos, tomo a liberdade de dizer:
-Muito obrigado, Professora Leda.