O nazismo surgiu em um período conturbado do cenário mundial, logo após a Primeira Guerra Mundial (1919). Teve como principal motivo o "Tratado de Versalhes", que deu fim à Grande Guerra, mas que fez os alemães sentirem-se humilhados. Nesse contexto, surgiu a figura de Adolf Hitler, pregando um movimento que usou o medo do comunismo e o desespero econômico da sociedade pós-guerra para implantar o antissemitismo e o ultranacionalismo, que serviram de base para a Segunda Guerra Mundial.
O nazismo maculou a história recente do mundo, com as atrocidades cometidas contra os seres humanos de várias origens! Além de crime, conforme a legislação brasileira, a apologia ao nazismo é algo abominável, dado tudo o que o mesmo fez no período do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial, torturando e matando milhões de pessoas, como judeus, poloneses, eslavos, negros, deficientes físicos, homossexuais, testemunhas de Jeová, ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e outros.
Da mesma forma, quem faz apologia ao nazismo na atualidade, entre outras coisas, demonstra, no mínimo, uma ausência total de conhecimento histórico, humanidade e bom senso. É lamentável!
A internet, já sabemos, tem tudo de bom, mas também tem tudo de ruim. Onde mais poderia ser que algumas pessoas viessem a defender a existência do nazismo ou de neonazistas?
O mais grave é que muitos desses possuem milhares de seguidores em suas redes sociais e, infelizmente, muita gente consome esse material criminoso!
Como teremos um país melhor dessa maneira?
Fica a reflexão!
Liberdade de expressão não pode ser confundida com dar voz ou fazer apologia a crimes e sistemas racistas, que é o caso do nazismo. Há pessoas confundindo isso.
Que falta fazem, para alguns, as aulas de História do Ensino Médio! Por certo, não deram a devida importância na época de estudantes!
As redes sociais estão criando uma legião de "especialistas" em qualquer coisa e, muitos casos, por óbvio, isso é muito perigoso!
Fazer apologia ao nazismo, expondo símbolos, desenhos, roupas, adereços, manifestando-se com expressões corporais, entre outras formas, é considerado crime no Brasil!
Caro leitor, observe os meios de comunicação: seguidamente, neonazistas são presos, principalmente no sul do Brasil!
Cuidado e monitoramento são fundamentais com crianças e adolescentes em relação à internet, pois é lá que tudo acontece!
Fica a reflexão!
Quando, para alguns, a Educação não funcionar, resta apenas a justiça e a punição!
Apologia ao nazismo é crime no Brasil, conforme a legislação: Lei do Racismo (Lei nº 7.716/1989).
-Propaganda e símbolos: fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos nazistas (como a cruz suástica ou gamada) para fins de divulgação tem pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa.
-Meios de comunicação: se a apologia for feita por meios de comunicação social, redes sociais ou publicação de qualquer natureza, a pena é de reclusão de 2 a 5 anos.
A Constituição Federal (artigo 5º, XLIIX) também determina que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível.
A legislação brasileira entende que o nazismo está intrinsecamente ligado ao racismo e à intolerância, não sendo protegido pelo direito à liberdade de expressão.
Portanto, cuidado!
Apologia ao nazismo é crime no Brasil!